3.25.2010

Bad, bad Terry



In the fashion world diz se que as modelos, cuja maioria, actualmente, é menor de idade, são constantemente abordadas por homens que, tendo poder na industria, as aliciam a comportamentos menos próprios com promessas (ditas ou por dizer) de lhes abrirem portas e janelas que, de outra forma e para muitas outras, se manteriam para sempre fechadas.
Este "mito" não chocou nem surpreendeu ninguem, imagino. Porque é mais do que sabido desde ..errr.. sempre.
Acontece que, do saber ao ter uma imagem física de um desses homens e de um desses abusos vai uma grande diferença.
Terry Richardson foi recentemente acusado de abusar constantemente do seu status como fotógrafo para as mais conceituadas revistas e casas de moda, para assediar e abusar das (aspirantes a) modelos que fotografa. Muitas delas entre os 15 e os 18 anos.
Comentários como "everyone in fashion knows Terry Richardson, 44, messes around with the girls he photographs" ou "It's just impossible for me to see him as a sexual predator. What he does is completely out in the open" eu até posso perceber até porque aprendi inglês na escola, o que não percebo é onde é que um abuso de poder meats manipulação de menores deixa de ser abuso de poder e manipulação de menores por toda a gente saber.
Também toda a gente sabe que as modelos vão muito novas para países onde não têm amigos nem família. E que vão por conta e risco das agências que, por acaso, também são as entidades que lhes arranjam os trabalhos com o tal conceituado fotógrafo e que até é um trabalho onde elas não podem mesmo falhar se querem ir a algum lado.
Talentos (dele) ou personalidade (das modelos) à parte, tenho para mim que se tivessemos a falar de um fotografo português ranhoso, ilustre desconhecido nessa industria gigante que é a moda a sério, e de adoloscentes de 15/16 anos que ele fotografava em Santo António dos Assobios as vozes em defesa já seriam menos estridentes.
Eu tenho editoriais do Terry Richardson no blog e pretendo continuar a ter porque gosto (muito) do trabalho dele. Mas não deixo de pensar - pela minha cabeça - que devia levar um gigantesco puxão de orelhas para aprender a mess around with girls da idade dele e que tenham hipótese de dizer Não sem arruinar a carreira que ambicionam ter.
Porque ninguém gosta de destruir os próprios sonhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário